Nos dias atuais o processo ensino-aprendizagem não se restringe somente ao livro didático e, em salas de aula, temos o uso de ferramentas que procuram facilitar esse processo, dentre elas podemos citar a utilização de Blogs a fim de facilitar o ensino de Química. Com as ferramentas computacionais a compreensão dos problemas se tornaram mais atrativos e reais, em razão de ser uma situação inovadora, a qual os alunos passam a lidar com uma nova situação a qual apresenta-se como inovadora no processo de compreensão dos problemas, os quais tendem a ser alcançados de forma mais rápida e, acima de tudo ocorre um aumento do interesse por parte dos alunos . Diferentemente dos livros didáticos que, em sua grande maioria apresentam situações problemas que, nem sempre despertam a atenção, as situações não ficam tão realistas, dificultando assim o processo ensino-aprendizagem. Em razão da mudança radical de comportamento dos estudantes de hoje, os recursos tecnológicos se tornaram uma ferramenta primordial para que os mesmos possam estar estabelecendo relações entre si, e, além disso, é utilizada para o desenvolvimento de suas habilidades e competências, fazendo uso de sua criatividade, permitindo que os mesmos sejam capazes de interagir e se relacionar a toda hora em qualquer lugar onde esteja. Com relação ao uso de Blogs no Ensino de Química, este, por sua vez, está sendo uma ferramenta educacional, a qual vêm contribuindo para a expansão do conhecimento, propondo uma nova forma de ensinar e aprender. Com a utilização do Blogs é possível estabelecer uma série de observações, experimentos, experiências didáticas ampliando o campo de ensino-aprendizagem entre educadores e educandos. Diante da possibilidade de desenvolver novas abordagens de ensino, com a utilização de Blogs, os processos de reflexão e criação para a discussão dos conteúdos, o aluno é capaz de compreender os mais variados assuntos e, este inicia com a elaboração de textos, os quais são postados poderão ser vistos e discutidos pelos mais variados grupos de pessoas e demais alunos, compartilhando informações, as quais anteriormente ficavam restritas somente aos livros didáticos. Com o aumento das postagens amplia-se o poder reflexivo e, os alunos passam a sentir motivação para criar e comentar textos, a qual, pode ser utilizada como um suporte pedagógico, uma ferramenta fácil e rápida, capaz de ensinar e aprender ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário